sexta-feira, 12 de julho de 2013

Atividade 5: Educação a Distância

A educação a distancia deve ser mantida, difundida e valorizada, ela não deve sobressair as outras modalidades mas deve ser valorizada e manter seu espaço. Reconhecemos que a educação a distancia tem aberto portas e tem sido o meio de graduação ou de qualificação de muitas pessoas. A importância da EAD não podem ser deixada no esquecimento e sem seus alunos serem tratados com preconceitos, a formação de um individuo é seu principal mecanismo de sobrevivência. 

 
Conceito 1:
 
 
EaD é a sigla para  Ensino a Distância, que é uma modalidade que permite que o aluno não esteja presente nas aulas, e ele aprende as matérias através de outras ferramentas importantes.
O EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar, geralmente as aulas são vistas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar provas e trabalho.  Nessa modalidade, não existe tanto um relacionamento com os professores, o que pode ser prejudicial ou não, depende do tipo de aluno.  O aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook  e etc.
Na educação a distância, o aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, ele possui uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas quando ele realmente quiser e tiver vontade. Esse tipo de ensino tem se tornado cada vez mais comum, em especial no ensino superior, onde muitas vezes possuem o curso inteiro, ou apenas algumas disciplinas a distância.
A modalidade EaD existe desde o século XIX., e ela surgiu com a necessidade de muitas pessoas que gostariam de freqüentar ensino médio e superior, porém não tinham como estar presente nas aulas sempre, pois possuem diversos compromissos.
Pesquisado no endereço: http://www.significados.com.br/ead/
Boa Vista 21 jun. 2013

 
Conceito 2: 
 

A Educação à Distância é uma modalidade de ensino que tem sido utilizada a fim de ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento. A aplicação da EAD proporciona, em grande escala, a formação continuada de profissionais das mais variadas áreas, tendo como uma de suas características a separação física entre professor e aluno. Nesta modalidade de ensino, a interação pode ser mediada também através de tecnologias de informação e comunicação, gerando um cenário de oportunidades e desafios para as instituições de ensino superior. O uso das tecnologias de informação e comunicação pode ser visto como uma estratégia de ampliação das possibilidades de acesso à educação, além de uma alternativa para a socialização dos conhecimentos a um maior número de pessoas. A EAD tem sido considerada uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação, propiciando aos alunos uma diversidade de recursos humanos e tecnológicos e podendo vir a colaborar de maneira bastante eficaz na formação continuada e na preparação de profissionais para atuar no mercado mundial.A EAD é um recurso de grande importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.Moran (2002) define a EAD como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.Porém, Litwin (op. cit. In [FIUZA e MARTINS, 2002]) destaca que a EAD não mais se caracteriza pela distância, uma vez que a virtualidade permite encontros cada vez mais efetivos que possibilitam de fato a educação. Para a autora, o traço que distingue esta modalidade é a mediatização das relações entre docentes e alunos.A escolha da modalidade EAD, como meio de propiciar às instituições educacionais condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágil, e qualitativamente superior, baseiam-se na compreensão de que, a EAD distingui-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade aos anseios de universalização do ensino e também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados pela ciência e cultura humana. O Decreto nº 2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), define EA. Pode-se classificar as experiências em EAD em três tipos, de acordo com a finalidade de cada curso: (i) educação formal, (ii) educação não formal e (iii) transmissão para o desenvolvimento. A educação formal se caracteriza por cursos que visam a uma graduação oficialmente reconhecida e que enfatizam o conhecimento profissional e universal ao invés de práticas ocupacionais ou treinamentos. É realizada de modo sistemático, onde uma etapa de aprendizagem serve de base para possibilitar a aprendizagem das etapas seguintes. A educação não formal é muito mais ampla do que a educação formal. A não formal presta serviços aos setores da população que necessitam de um determinado aprendizado para melhorar sua qualidade de vida, sua receita familiar ou o exercício de sua cidadania. Neste tipo de educação pode-se identificar três categorias:

  • Cursos de educação básica para adultos não pressupondo nenhuma graduação anterior;
  • Cursos dirigidos a pessoas que terminaram suas graduações e estão interessadas em complementar, atualizar ou especializar seus conhecimentos;
  • A instrução que prepara o estudante para ingressar no sistema educacional formal.

Finalmente, o último tipo de educação é a transmissão para o desenvolvimento, ou seja, a instrução é direcionada não somente para o desenvolvimento das habilidades individuais, mas também para ajudar os indivíduos e grupos, contribuindo com objetivos sócio-econômicos nacionais, atuando na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
É importante ressaltar que a EAD é uma estratégia, uma metodologia de ensino a serviço da Educação. Assim, a estrutura do curso, o currículo e os critérios de avaliação serão os mesmo aprovados para os cursos convencionais. Serão diferentes apenas as atribuições do professor, a relação professor/aluno,os meios usados para veicular a informação e a organização técnico-administrativa.
Pesquisada em: http://www.baggio.com/conteudo.asp?Fuseaction=Y29udGV1ZG8&S=MA&Ss=NDk
 



Projeto? O que é? E como se faz?



Universidade Federal de Roraima
CEDUC
Disciplina de Tics

Acadêmicos:
Lucely Pereira
Leandro Nascimento
Yasmine Fabiane Nobre
Fabricio Santos


Projeto de Ensino
TV-Escola/Salto para o Futuro, DVD Escola, Rádio Escola

Objetivo:
Sistematizar e aprofundar o conhecimento das metodologias utilizadas pela TV- Escola/ Salto para o Futuro, DVD Escola e Rádio Escola, suas estrategias de ensino e quais recursos e didáticas que eles utilizam.

Metodologia:
Fazer um breve levantamento histórico da instituição, para poder ter referências práticas e compreender melhor suas estratégias.
Estabelecer um diálogo com os responsáveis pelo trabalho, com o fim de aprofundar as nosso conhecimento desse projeto.
Realizar uma entrevista com os coordenadores onde tentaremos conhecer a história desse programa:
Quando o programa iniciou em Roraima?
Quais escolas utilizam esse programa?
Quais recursos tecnológicos eles utilizam?
O que surgir.
Registro fotográfico

Recursos: Computador, questionário, maquina fotográfica.

Avaliação: Esperamos com essa pesquisa ampliar nossos conhecimentos a respeito desse programa, fazendo uma analise da melhor maneira possivel de utilizar esses recursos nas escolas.

terça-feira, 11 de junho de 2013

avaliação 3


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO – CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: TIC's
 PROFª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUUERQUE
 ACADÊMICO (A): Fabrício Cavalcante dos Santos

Todo o desenvolvimento da Humanidade foi marcado por conquistas em diversas áreas. A capacidade do homem e criar é sua mola propulsora. Da pedra lascada ao te chegarmos nos computadores, a criatividade Humana foi e sempre será o que desponta o nossa espécie dos demais seres. Tudo em nosso meio está mergulhado de tecnologia. A escova de dentes, a pasta, o pente que usamos, etc. Tudo do mais simples ao mais complicado tem um traço de tecnologia que vai do mais simples ao mais complexo, como é o caso dos celulares, computadores, veículos, etc.
Uma dessas tecnologias que marcou sua época e dividiu a historia foi a invenção da impressa. Com o advento dessa tecnologia, o acesso ao conhecimento ficou mais fácil e rápido. A impressa de Gutenberg revolucionou a escrita e a educação em sua época. Com o surgimento da impressa nasce também a mídia, nome moderno mais que tem fundamental importância hoje.
A mídia hoje abrange teves, jornais, internet, rádios e todo os meios de divulgação de informação, seja ela virtual e visual. Hoje que não acessa um site para ler um jornal ou se você é nostálgico que tal o modelo impresso. Tecnologias que antes foram consideradas magia como é o caso da luz e hoje a internet, que consegue viver se?
A Educação portanto, está inserido nesse contexto, e nós como educadores temos que estabelecer uma parceria, até mesmo uma afinidade com as tecnologias, para que elas auxiliem e enriqueçam nossa prática e o ensino - aprendizagem. E para que também faça acontecer a união da informação e do conhecimento no ambiente escolar. Portanto, fica claro que a tecnologia e a mídia e de fundamental importância no nosso dia-a-dia e tem grande influência em nossas atividades por estar sempre presente.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

TRABALHO Análise dos Blog Educacionais.

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA


DISCIPLINA: TIC's
PROFª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUUERQUE
ACADÊMICO (A): Fabrício Cavalcante dos Santos


Blog 1
Título do Blog: Blog Cantinho da Déia
Endereço do blog: http://blogcantinhodadeia.blogspot.com.br

O blog é bem colorido, com uma temática infantil, mais voltado para os professores, de início vem com sugestões de exercício de matemática, mais que trabalha coordenação e artes, no caso dos desenhos. Não encontramos artigos que discuta maneiras de ensino ou técnicas de ensino, encontromos sugestões de exercícios com opções serem baixadas.


Blog 2
Título do Blog: CANTINHO DA TIA FABIOLA E CIA
Endereço do blog: http://tiafabiolaecia.blogspot.com.br

Neste blog encontramos sugestões de trabalhos e modelos de projetos, além de exemplo de atividades a serem adotadas. Bem colorido e voltado para professores. Serve de auxílio para professores que gostam de atividades extra classes.


Blog 3
Título do Blog: Educação Infantil Criativa.
Endereço do blog: http://edu-infantilcriativa.blogspot.com.br

O blog é voltado para os professores que trabalham com series iniciais, e mostra experiências da professora que é dona do blog. Mostra o trabalhar com alguns temas como Dia do Índio, Festa Juninas e outras. Simples mais objetivo.


REFERÊNCIAS: (Ver Normas da ABNT)
ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de.   Teresa Kátia: Blog da Disciplina TICs - PE419 - 2010.2. Disponível em: <http://teresakatia-disciplinatics.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html>  . Acesso em: 10 maio 2013. 





sexta-feira, 17 de maio de 2013

Poemas sobre a Educação





Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire.

Olá, sou Fabrício Santos, aluno de pedagogia, gosto da área de ensino e amo ensinar. A educação é uma área ampla e ensinar é um verdadeiro desafio. Saber que, você contribuiu para a o desenvolvimento de um aluno é gratificante. Ensinar é como plantar em  terra fértil, no tempo certo nascem os furtos.