sexta-feira, 12 de julho de 2013

Atividade 5: Educação a Distância

A educação a distancia deve ser mantida, difundida e valorizada, ela não deve sobressair as outras modalidades mas deve ser valorizada e manter seu espaço. Reconhecemos que a educação a distancia tem aberto portas e tem sido o meio de graduação ou de qualificação de muitas pessoas. A importância da EAD não podem ser deixada no esquecimento e sem seus alunos serem tratados com preconceitos, a formação de um individuo é seu principal mecanismo de sobrevivência. 

 
Conceito 1:
 
 
EaD é a sigla para  Ensino a Distância, que é uma modalidade que permite que o aluno não esteja presente nas aulas, e ele aprende as matérias através de outras ferramentas importantes.
O EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar, geralmente as aulas são vistas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar provas e trabalho.  Nessa modalidade, não existe tanto um relacionamento com os professores, o que pode ser prejudicial ou não, depende do tipo de aluno.  O aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook  e etc.
Na educação a distância, o aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, ele possui uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas quando ele realmente quiser e tiver vontade. Esse tipo de ensino tem se tornado cada vez mais comum, em especial no ensino superior, onde muitas vezes possuem o curso inteiro, ou apenas algumas disciplinas a distância.
A modalidade EaD existe desde o século XIX., e ela surgiu com a necessidade de muitas pessoas que gostariam de freqüentar ensino médio e superior, porém não tinham como estar presente nas aulas sempre, pois possuem diversos compromissos.
Pesquisado no endereço: http://www.significados.com.br/ead/
Boa Vista 21 jun. 2013

 
Conceito 2: 
 

A Educação à Distância é uma modalidade de ensino que tem sido utilizada a fim de ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento. A aplicação da EAD proporciona, em grande escala, a formação continuada de profissionais das mais variadas áreas, tendo como uma de suas características a separação física entre professor e aluno. Nesta modalidade de ensino, a interação pode ser mediada também através de tecnologias de informação e comunicação, gerando um cenário de oportunidades e desafios para as instituições de ensino superior. O uso das tecnologias de informação e comunicação pode ser visto como uma estratégia de ampliação das possibilidades de acesso à educação, além de uma alternativa para a socialização dos conhecimentos a um maior número de pessoas. A EAD tem sido considerada uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação, propiciando aos alunos uma diversidade de recursos humanos e tecnológicos e podendo vir a colaborar de maneira bastante eficaz na formação continuada e na preparação de profissionais para atuar no mercado mundial.A EAD é um recurso de grande importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.Moran (2002) define a EAD como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.Porém, Litwin (op. cit. In [FIUZA e MARTINS, 2002]) destaca que a EAD não mais se caracteriza pela distância, uma vez que a virtualidade permite encontros cada vez mais efetivos que possibilitam de fato a educação. Para a autora, o traço que distingue esta modalidade é a mediatização das relações entre docentes e alunos.A escolha da modalidade EAD, como meio de propiciar às instituições educacionais condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágil, e qualitativamente superior, baseiam-se na compreensão de que, a EAD distingui-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade aos anseios de universalização do ensino e também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados pela ciência e cultura humana. O Decreto nº 2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), define EA. Pode-se classificar as experiências em EAD em três tipos, de acordo com a finalidade de cada curso: (i) educação formal, (ii) educação não formal e (iii) transmissão para o desenvolvimento. A educação formal se caracteriza por cursos que visam a uma graduação oficialmente reconhecida e que enfatizam o conhecimento profissional e universal ao invés de práticas ocupacionais ou treinamentos. É realizada de modo sistemático, onde uma etapa de aprendizagem serve de base para possibilitar a aprendizagem das etapas seguintes. A educação não formal é muito mais ampla do que a educação formal. A não formal presta serviços aos setores da população que necessitam de um determinado aprendizado para melhorar sua qualidade de vida, sua receita familiar ou o exercício de sua cidadania. Neste tipo de educação pode-se identificar três categorias:

  • Cursos de educação básica para adultos não pressupondo nenhuma graduação anterior;
  • Cursos dirigidos a pessoas que terminaram suas graduações e estão interessadas em complementar, atualizar ou especializar seus conhecimentos;
  • A instrução que prepara o estudante para ingressar no sistema educacional formal.

Finalmente, o último tipo de educação é a transmissão para o desenvolvimento, ou seja, a instrução é direcionada não somente para o desenvolvimento das habilidades individuais, mas também para ajudar os indivíduos e grupos, contribuindo com objetivos sócio-econômicos nacionais, atuando na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
É importante ressaltar que a EAD é uma estratégia, uma metodologia de ensino a serviço da Educação. Assim, a estrutura do curso, o currículo e os critérios de avaliação serão os mesmo aprovados para os cursos convencionais. Serão diferentes apenas as atribuições do professor, a relação professor/aluno,os meios usados para veicular a informação e a organização técnico-administrativa.
Pesquisada em: http://www.baggio.com/conteudo.asp?Fuseaction=Y29udGV1ZG8&S=MA&Ss=NDk
 



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